Em Que Cremos
dezembro 9, 2015
A Origem da Celebração do Ano Novo
janeiro 1, 2016

A Origem de Natal

A Origem do Natal
Por Dr. Fernando R Carvalho

Por Dr. Fernando R Carvalho
Algumas pessoas têm dificuldade de celebrar o Natal por causa da origem deste dia. Vejamos se há mérito em tal hesitação.
Sabemos que Jesus não pôde ter nascido no dia 25 de Dezembro pelo menos por duas razões:
Primeiro, se o calendário gregoriano que, é o que nós usamos tem origem no nascimento de Jesus, então seria mais certo que ele tivesse nascido no dia 1 de Janeiro e não no dia 25. Contudo, é provado, que este calendário não só não dá com precisão o dia do nascimento como, também, não dá o ano. Sabemos, por causa da menção em Lucas que Jesus nasceu nos dias do Rei Herodes, portanto Jesus na verdade nasceu no ano 4 A.C. e não no ano 0.
A segunda razão é a menção de eventos durante a época do nascimento de Jesus, tal como os pastores, estando no campo, sugere que não poderia ser nesta época, pois o final de Dezembro é inverno na Palestina e, portanto os pastores não estariam no campo.

Por quê então o dia 25. Por causa da origem pagã:

Antes do Cristianismo, haviam vários festivais religiosos pagãos por volta do dia 25. Os mais conhecidos eram :
Saturnalia – celebrado no Império Romano e províncias entre os dias 17 e 24 de Dezembro em comemoração ao reino de Saturno, deus da agricultura).
O culto de Mitras – celebrado no dia 25 de Dezembro, celebrava o Sol invencível e o nascimento do jovem deus sol.
Festival de Sigilária- Era celebrado no fim se Saturnalia quando os romanos davam presentes especialmente as crianças e as casas eram decoradas com plantas.

Com a conversão de Constantino por volta do quarto século e a influência de sua mãe, Helena, o Cristianismo tornou-se a religião oficial do império. Com isto muitos pagãos se tornaram cristãos não por conversão mas por obrigação. Uma das dificuldades era que eles tinham várias práticas que eram inconsistentes com a doutrina cristã. Em vez de proibir tais práticas, a igreja resolveu “cristianizar” estas celebrações daí a adaptação do dia 25 para o Natal, que quer dizer nascimento ou em inglês, culto ou missa de Cristo.
Os líderes cristãos da época racionalizaram desta maneira. Já que Jesus é a Luz do Mundo e o Sol da Justiça, por que não usar o dia 25 dedicado ao culto de Mitras, o sol invencível como o nascimento de Jesus?
A igreja ortodoxa oriental guarda o dia 6 de Janeiro como o dia da manifestação de Cristo (Epifania- nascimento e batismo de Cristo) . Esta data esta conectada na igreja ocidental como o dia de reis ou o dia da visita dos reis magos.
Já no ano 354 o papa Libero decretou que o presépio deveria ser colocado no dia 25 e desde então este dia é celebrado como o nascimento de Cristo.

As origem da árvore de Natal:

Embora muitos símbolos do Natal foram tirados do paganismo, nem todos originaram desta forma. A árvore de Natal por exemplo foi originada na Alemanha. E a idéia inicial era da árvore do paraíso, uma referência a Adão e Eva. Mais tarde esta árvore começou a ser decorada e hoje faz parte das celebrações de Natal.

Devem os Crentes Celebrar o Natal ou Não:

A primeira resposta que tenho é por que não? Embora saibamos da origem pagã do dia, a verdade é que o mundo ocidental sofreu grandemente influência pagã. O nome dos meses, planetas, dias da semana e os costumes de casamento são alguns exemplos destas influências.
O Apóstolo Paulo nos deu um grande exemplo quando ele nos diz: “Fiz-me como judeu, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivera debaixo da lei, par ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei…, para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco par os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chagar a salvar alguns. E eu faço isso por causa doe evangelho…(I Cor. 9:20-23a)
Paulo em Atenas usou um altar a um deus desconhecido para pregar a Cristo. João usou o conceito do logos, conceito este usado pelos pagãos na mitologia grega e o aplicou para Cristo.
E nós, por que não usarmos este dia já separado no calendário para proclamar o maior milagre da Bíblia. o dia da Incarnação, quando Deus se fez homem por amor a nós? Por que não transformar um dia que originalmente era pagão e transformar num dia de celebração da incarnação e assim pregar a Cristo a um mundo perdido sem Deus?

A Origem de Natal was last modified: by